Vale a pena apostar em um software de gestão?

Vale a pena apostar em um software de gestão?

  • Gestão Empresarial

Por incrível que pareça, ainda hoje não é nada incomum ouvir de gestores que investir em soluções de TI significa desperdiçar dinheiro. E é com esse pensamento em mente e sabendo que atualmente há vários sistemas de gestão disponíveis no mercado que surge a dúvida: mas será que eles valem mesmo a pena? Pois para ajudar em sua avaliação — e, claro, futura escolha —, já adiantamos que sim, esses softwares podem trazer muitas vantagens e colaborar efetivamente para o melhor desempenho de sua gestão!

A verdade é que o retorno do investimento em uma boa solução de TI pode ser percebido em vários fatores, como os que escolhemos para trazer no post de hoje para você. Gostaria de saber mais sobre investimentos em softwares de gestão? Então confira:

MAIOR CONTROLE

Um bom software de gestão possibilita um melhor controle da empresa, uma vez que proporciona mais rapidez à apuração das informações, por meio de gráficos, relatórios gerenciais e outros diversos tipos de consulta possíveis. Isso colabora para que o administrador tenha mais facilidade para tomar suas decisões e lidar com algum qualquer tipo de imprevisto.

MAIS PRATICIDADE

Esses sistemas de gestão são tão práticos que permitem que os gestores os consultem a qualquer hora do dia, mesmo se o administrador não estiver no escritório. Isso é possível porque, graças ao avanço da tecnologia, os softwares podem ser instalados em celulares e tablets, podendo ser levados para absolutamente qualquer lugar. Basta ter acesso à rede para ter os dados do negócio na palma da mão!

MAIOR INTEGRAÇÃO

Os softwares de gestão trabalham com um fluxo que compartilha as informações entre as principais áreas do negócio a fim de tornar o trabalho cada vez mais ágil. Essa integração torna possível comparar o rendimento de diferentes setores, verificando assim se algum deles precisa ser mudado ou melhorado.

MAIS SUSTENTABILIDADE

A tecnologia dos softwares de gestão garante uma maior sustentabilidade para a empresa, visto que o acesso mais fácil às informações reduz consideravelmente a quantidade de papel usada pelos funcionários. Isso permite que a empresa se adeque às políticas ambientais modernas, evitando o desperdício de papéis e focando em maneiras de reciclar e reutilizar os materiais. Isso sem contar que diminuir a quantidade de papel usado também reduz os custos que antes eram destinados à reposição desse item.

MAIS SEGURANÇA

Os sistemas de gestão garantem muito mais segurança para a empresa, porque possibilitam que os gestores estipulem e controlem o acesso dos usuários por meio de login e senha. Dessa maneira, pode-se restringir o conteúdo de acordo com as atividades de cada profissional da empresa. Além do mais, é possível configurar as opções de backup, para que as informações fiquem sempre protegidas — seja para a eventualidade de surgirem falhas de hardware, vírus, compartilhamentos indevidos e muito mais.

MAIS PRODUTIVIDADE

Devido a todos os fatores apresentados anteriormente, a produtividade dos funcionários automaticamente aumenta, uma vez que passam a realizar suas atividades em menos tempo e com um maior nível de acertos, minimizando custos desnecessários e aumentando a rentabilidade do negócio.

Com o auxílio de sistemas de gerenciamento realmente eficientes, pequenas, médias e grandes empresas passam a contar com mais agilidade, confiabilidade e produtividade no trabalho. E é por isso — e muito mais! — que adquirir um software de gestão definitivamente pode ser considerado um bom investimento, que garante retorno para o empresário e faz com que a rentabilidade da empresa aumente. Então o que ainda está esperando para contar com essa ajuda no seu dia a dia?

Agora nos conte: você já usa algum software de gestão na sua empresa? Tem outra sugestão sobre por que vale a pena utilizá-lo? Compartilhe suas opiniões conosco nos comentários e participe da conversa!