Comunicação digital: perspectivas, tendências e impactos

Comunicação digital: perspectivas, tendências e impactos

Conversar por vídeo com a sua namorada que está em intercâmbio na Islândia. Comprar o novo lançamento da sua marca favorita por meio do fornecedor mais barato do mundo. Em um clique, saber quais marcas fazem testes em animais. Receber uma resposta no Twitter do seu ator favorito e último vencedor do Oscar.

Estar conectado o tempo todo e em qualquer lugar. Isso muda a forma como as pessoas se relacionam. Isso muda a forma como o mundo funciona. Isso muda a forma como as organizações se comportam. Isso muda tudo.

A internet veio para revolucionar a forma como você trabalha e já está na hora de você começar a aplicar as mudanças que vão fazer muita diferença daqui algum tempo. Conheça as principais perspectivas e tendências da comunicação digital para os próximos anos e os impactos que essas mudanças trarão para os seus negócios!

O MUNDO SERÁ TOTALMENTE MOBILE

Olhe ao seu redor. Quantas pessoas você vê usando o celular neste momento? A tendência é que, daqui um tempo, os aparelhos mobile se tornem a nossa primeira tela e passemos a perceber o mundo, cada vez mais, através desses pequenos dispositivos que nos acompanham o tempo todo.

E não apenas os celulares, mas todos os dispositivos mobile, incluindo as tecnologias chamadas “wearable” que virão com tudo (relógios inteligentes, Google Glass, entre outras). Os sites responsivos(que se adaptam a diferentes formatos e tamanhos de tela) já não são mais opcionais e devem ser uma obrigação, visto que isso já é inclusive um critério forte de classificação para rankeamento nas buscas no Google.

BIG DATA, A ANÁLISE DE DADOS E A INTELIGÊNCIA APLICADA

O tempo todo, nós temos a sensação de que estamos utilizando serviços gratuitos na internet. Você não paga para estar no Facebook, para usar o WhatsApp, para ver as fotos no Instagram, para jogar aquele joguinho no celular.

Existe um ditado que diz que “na internet, se você não paga pelo produto, você é o produto”. Isso quer dizer que, o tempo todo, tudo que você usa está captando informações sobre você e sobre seu comportamento e vendendo essas informações a anunciantes que produzem cada vez mais anúncios e propagandas direcionadas a você de acordo com seus hábitos.

O tempo todo, a internet está captando dados e, cada vez mais, a publicidade será orientada por métricas para criar estratégias mais assertivas.

CADA VEZ MAIS SOCIAL, MAIS PERSONALIZADO E MAIS PRÓXIMO

O consumidor de hoje é muito mais exigente do que o de alguns anos atrás. A comunicação digital proporcionou uma proximidade maior entre marca e cliente, além de levar aos potenciais compradores muito mais conhecimento a respeito de onde vem cada produto e sobre os seus direitos.

Além disso, a globalização tornou a competição ainda mais difícil, pois as barreiras geográficas dificilmente são um empecilho para alguém obter algum serviço de alguma empresa que julgue ter um produto ou serviço mais adequado.

Ainda assim, nem todos os consumidores pensam dessa forma. Por enquanto. Em pouco tempo, todos os clientes estarão mais exigentes e as marcas deverão se fazer cada vez mais próximas para marcar presença na vida das pessoas. Conteúdos personalizados, respostas rápidas e presenças eficientes nas redes sociais, em breve, não serão mais diferenciais, mas obrigatórios.

Você já começou a pensar nisso? Sua empresa já está aplicando alguma das mudanças que estão para transformar a comunicação digital completamente em alguns anos? Participe da discussão, deixando seu comentário.