Site responsivo ou mobile: Qual o melhor para mim?

Site responsivo ou mobile: Qual o melhor para mim?

  • Desenvolvimento Web

A evolução da internet móvel no país apresenta tanto um desafio quanto uma ótima oportunidade para quem precisa marcar presença online: se adaptar a esse novo cenário e oferecer uma boa experiência para quem usa esses aparelhos. Isso pode ser feito com um site responsivo ou mobile. Qual a diferença? Qual método é melhor para você? É isso que vamos ver agora!

SITE RESPONSIVO

O site responsivo se adapta ao dispositivo do usuário e ao modo como ele usa o mesmo, seja em modo retrato ou paisagem (o aparelho em pé ou deitado). Isso tudo acontece com apenas um arquivo html, ou seja, não é preciso manter códigos separados para a versão móvel e a clássica. Dessa forma, os usuários podem ter uma boa experiência independentemente de onde acessam a página, seja em desktops, smartphones ou até mesmo smartvs.

PRÓS

Uma das vantagens desse método é que ele elimina a necessidade de criar dois sites, e oferece uma experiência de qualidade com um único arquivo. Outro ponto positivo é que o site terá apenas uma URL, tornando mais fácil o compartilhamento, entre outras coisas. Além disso, a aparência e a navegação serão mais uniformes entre as diferentes plataformas, algo que será facilmente reconhecido pelos usuários, não importa que dispositivo estejam usando.

CONTRAS

O problema é que sites responsivos normalmente são mais lentos, por conta do tamanho dos arquivos que devem ser carregados. Juntando isso ao fato de a conexão móvel, apesar de ter melhorado muito, ainda ser bem mais lenta e instável que as conexões para desktop, fica claro que esse é um problema. E, não é só isso: o desafio de tornar a navegação agradável em qualquer tela com apenas um arquivo requer um trabalho de arquitetura de informação muito bem feito.

SITE MOBILE

O site mobile é uma versão dedicada exclusivamente para os dispositivos móveis. Quando alguém acessa a sua página de um smartphone ou tablet, é redirecionado para a URL própria da versão mobile, normalmente com um “m” ou “mobile” antes da URL principal (por exemplo, meusite.com.br se torna m.meusite.com.br). Como essa versão é dedicada apenas para aparelhos móveis, pode fazer uso de certos elementos para criar uma experiência mais personalizada.

PRÓS

O maior benefício de ter um site mobile é a sua personalização. Na prática, isso significa um carregamento mais rápido, navegação voltada às telas de toque, o que torna seu uso mais simples e agradável e um conteúdo voltado unicamente para aquele público, que nem sempre está esperando realizar as mesmas tarefas no site que uma pessoa usando um desktop estaria. De modo geral, o site mobile faz melhor uso dos dispositivos móveis, sem precisar ser tão generalista quanto o site responsivo.

CONTRAS

Como o sites mobile precisam de (no mínimo) duas URLs, isso pode prejudicar o SEO, fazendo cair o rankeamento da página nos resultados de busca. Os redirecionamentos da versão clássica para a mobile também podem aumentar o tempo de carregamento da página e prejudicar a experiência geral de uso. E não vamos nos esquecer que é preciso considerar os diferentes tamanhos de dispositivos ao projetar a experiência, o que dá muito trabalho.

QUAL DEVO ESCOLHER: RESPONSIVO OU MOBILE?

Nem é preciso dizer que você vai precisar pensar muito bem nas suas necessidades e nas de seus usuários, não é mesmo? Se precisa de algo realmente dedicado, o mobile é melhor. Se deseja se adaptar de modo mais amplo e manter a consistência, vá de responsivo. Seja qual for a sua escolha, atente para os problemas que podem surgir e procure evitá-los ou diminui-los o máximo possível.

Parece que não é tudo a mesma coisa, afinal, certo? Assim, quando se deparar com a pergunta “Responsivo ou mobile?”, pense nos prós e contras que destacamos aqui, compare com o que vale mais a pena ter no seu projeto e, principalmente, projete a experiência com muita atenção e cuidado. Se fizer isso, com certeza fará a escolha certa e terá sucesso em seus projetos.

Gostou da nossa comparação entre responsivo e mobile? Curta nossa página no Facebook e continue acompanhando nosso conteúdo regularmente!